Accessibilidade
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Segunda a sexta das 07:00hs ás 17:00hs / (35) 3722-1000
IMG-LOGO

Início institucional

Sobre nós


A história do Instituto São João da Escócia começa no dia 1º de julho de 1915, quando as atividades da escola iniciaram com um total de dezenove alunos matriculados, todos filhos de maçons e de famílias modestas da cidade. A sua história é fruto do trabalho incansável de homens idealistas e visionários cuja perseverança e luta sempre resplandecerão na nossa memória.

Trilhamos com dificuldade o início do nosso caminho, apresentando, porém, desde o primeiro ano de fundação, um ensino de qualidade aos filhos dos cidadãos poços-caldenses.

Os maçons foram os principais responsáveis pelas doações para a manutenção e continuação do trabalho da escola. Em julho de 1926 foi nomeada a Comissão responsável pelos exames da Escola São João da Escócia. Tendo sido muito satisfatório os resultados, os pedidos de matrículas de crianças de toda a região continuavam chegando, fato que atestava o sucesso do seu ensino.

A Escola Técnica de Comércio de Poços de Caldas representa uma parte importantíssima dessa história, já que a partir de sua incorporação pelo Instituto em 1955, começou uma nova era de crescimento e sucesso daquela pequena Escola fundada em 1915.

Foi através da visão de futuro de um grande homem, o Dr. José Vargas de Souza, que as discussões sobre a transformação da pequena escola em um Instituto Educacional começaram a ganhar corpo e apoio. Em 1954, oficialmente, a escola se tornou o Instituto Educacional São João da Escócia.





A partir de 1960 o agora Instituto iniciava um novo ciclo de sucesso, que levou a construção de novos prédios, para abrigar a nova demanda de alunos que só fazia crescer. No início de 1967 era dado mais um passo decisivo em direção ao lugar de destaque no ensino do estado de Minas Gerais com o início do curso Magistério, que se propunha a formar professores com conhecimento sólido.

Já em 1972, por ação de um grupo de alunos, surgiu o Centro Cívico “Benjamim Constant”. Nele, agrupavam-se estudantes que trabalhavam em prol da comunidade, realizando festas cívicas e promoviam atividades recreativas e intelectuais. Também editavam um jornal interno denominado “O Pelicano”.

Em 27 de setembro de 1980 o Instituto Educacional São João da Escócia, inaugurava o seu novo prédio, onde funcionariam os cursos técnicos de 2º grau com Química, Eletrônica e Patologia Clínica. Em 1981 teria início o Curso de Telecomunicações, em conjunto com o Curso de Eletrônica.

No ano de 1985 era inaugurado o edifício de 3 pavimentos, construído para abrigar os cursos pré-primário e maternal, visando dar sequência à evolução da qualidade de ensino e conforto nas instalações. Para ser ocupado pelos estudantes do Ensino Médio e Curso Extensivo Pre-Vestibular, foi construído em 1996 um novo prédio, tendo as aulas sidos transferidas para lá, já no início de 1998.

Avançando para o ano de 2014, o Instituto Educacional São João da Escócia (agora composto pelos colégios, São João da Escócia: Anglo e Sete de Setembro: COC) entregou mais um presente para a área da educação da cidade — a ampliação do prédio da educação infantil, que possibilitou um aumento de 300 matrículas, encerrando o ano com cerca de 2.500 alunos.

Ao longo dos nossos mais de 100 anos de história, passaram pelo Instituto Educacional São João da Escócia milhares de alunos, professores e colaboradores, que desde a fundação da pequena escola em 1915, foram os responsáveis pela direção e pelo contínuo crescimento do educandário.